A resposta é sim. Assim como os humanos necessitam de algumas atividades para se manterem mentalmente saudáveis, com os pets acontece o mesmo. De maneira geral, cães e gatos precisam de estÃmulo mental, exercÃcios fÃsicos e interação.
Se seu pet apresenta alguns dos sinais abaixo, ele pode estar estressado:
Latidos ou miados excessivos;
Agressividade;
Apatia;
Hiperventilação;
Comportamento destrutivo;
Lambedura das patas;
Queda de pelos,
Distúrbios de apetite.
Mas quais são as causas do estresse em pets e o que posso fazer para ajudá-los?
A falta de estÃmulos fÃsicos e mentais são tidos como dois dos principais fatores estressantes para cães e gatos.
Sendo assim, busque incluir na rotina do seu cão ou gato brincadeiras, brinquedos e técnicas de enriquecimento ambiental para que possam ter um ambiente propÃcio a se manterem entretidos mesmo quando não houver ninguém por perto.
Outro ponto importante (principalmente entre os cães), é a prática de exercÃcios fÃsicos. Fundamental para manutenção da saúde fÃsica e mental, os exercÃcios manterão seu cão entretido, disposto e com a produção de hormônios relacionados ao bem-estar em dia.
Passeie diariamente com o pet, se possÃvel, mais de uma vez ao dia. Além de gastar energia, os passeios são importantes para a socialização e para colocar o peludo em contato com novas texturas, odores, ruÃdos, etc.;
Não se esqueça dos momentos juntos! A interação com o tutor também é fundamental para o bem-estar do seu melhor amigo. Por isso, além de oferecer brinquedos, procure se divertir e ensinar novos truques a ele. Sem dúvida, um momento perfeito para desestressar humanos e pets!
Tanto quanto possÃvel, evite deixar o peludo sozinho por perÃodos muito prolongados e crie uma rotina para que ele entenda que você voltará para casa em determinado horário, amenizando a ansiedade.
Pequenas mudanças no ambiente e a na rotina do seu pet podem causar um bem enorme a eles! Pets mais felizes = humanos mais felizes!