O meme que faz sucesso entre os amantes de cães pode não estar tão longe da verdade assim.
A “olhada de canto” do seu cachorro realmente pode significar que ele está avaliando sua capacidade em resolver tarefas ou mesmo julgando-o por não priorizar as necessidades dele.
Como o primeiro animal domesticado, parece que nossos cães estão tão sintonizados conosco que são capazes de dizer se somos suficientemente competentes para completar uma tarefa para eles, como alimentá-los, por exemplo.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Kioto no Japão, se o cão julga que você não é competente o suficiente para realizar uma tarefa, menor a chance de recrutá-lo para tal. Esse comportamento se dá especialmente entre as fêmeas, que preferem se associar a humanos que julgam serem mais capazes.
Durante o estudo mencionado, 30 cães participaram da pesquisa que envolvia 2 atores e 2 potes tampados. Um dos humanos era o “competente” e conseguia remover a tampa com facilidade, enquanto o outro humano “incompetente” tinha dificuldade em remover a tampa e acabava por falhar na tarefa. Então repetiram o mesmo cenário usando um pote com comida e outro pote vazio.
Em comparação com cães machos, as fêmeas encararam o “humano competente” significativamente mais quando o pote continha comida e se aproximavam mais desse do que do humano “incompentente” quando tentavam abrir os potes.
“Esse estudo sugere que cães podem reconhecer diferentes níveis de competência em humanos, e essa habilidade influencia seus comportamentos”, dizem os pesquisadores.
Os cães também podem julgar se uma pessoa está sendo injusta, aponta outro estudo. Em uma pesquisa separada, Anderson e seus colegas avaliaram novamente as reações de macacos e de cães em uma série de situações sociais. Assim como os macacos-prego, os cães também preferiram receber comida de um espectador passivo do que de uma pessoa que não ajudou seu dono. “Os estudos analisados aqui mostraram que, como crianças pequenas, macacos e cães de estimação não são apenas observadores passivos das interações de outros indivíduos. Em vez disso, pelo menos em algumas circunstâncias, eles prestam atenção ao resultado da interação, avaliam como o os atores se comportam e fazem uso dessa informação para chegar a uma decisão sobre com quais indivíduos interagir ou evitar”.
A verdade é que a ciência só vem comprovar o que quem convive com doguinhos já sabe: a habilidade deles de analisar nossas ações e comportamentos é fantástica!
Fontes:
Behavioural Processes November 2022, Volume 203, 104753
Nature Communications March 5, 2013
Neuroscience & Biobehavioral Reviews January 7, 2017
https://www.barkandwhiskers.com/female-dogs-judge-their-owners/