Se você está tentando entender como ensinar o seu pet o que é “não”, mas não sabe por onde começar, estamos aqui pra te ajudar! Afinal, tudo que não queremos é que nosso pet seja desobediente e mal educado, não é mesmo?

Assim sendo, existem formas de você ter um pet adestrado e que entenda quem é o tutor de quem. É extremamente importante você entender que ele é um animal racional e fará de tudo para explorar seus limites, portanto sua paciência será testada. Não desanime, siga firme e coloque essas dicas em prática!

1- O tom de voz tem que ser curto e imponente.
Os cães entendem muito de uma frase pelo tom de voz que você usa. Um tom forte vai chamar a atenção dele para algo de errado. É importante também que o comando seja curto, desassociado de outras palavras ou expressões, principalmente do seu nome.

2- Use recompensas!
Esta é uma das técnicas mais assertivas para condicionar o cão a entender o que ele pode e o que ele não pode. Dar recompensas como snacks, passeios ou carinhos é uma forma inteligente de promover a cultura do entendimento no cérebro do pet. No caso de fazer o pet entender o que é “não”, toda vez que ele recua depois de você dizer, é hora da recompensa.

3- Tenha paciência!
Pode ser que o seu pet demore a entender o que você tem a dizer. Por isso, dê tempo ao tempo. Isto facilitará e muito o processo, pois você não se desgasta e nem o deixa estressado. Como falamos, eles precisam de um tempo para assimilar a conduta que devem ter. Se enfurecer, dar tapas e assustar o pet, só vai deixá-lo com medo e apreensivo, dificultando o processo de aprendizado.

É sempre recomendado iniciar os ensinamentos de comandos na fase em que seu pet é filhote, pois assim como nós humanos, tendem a assimilar tudo mais rapidamente. Se o seu pet for adulto ou mais velhinho, pode ser necessário um pouco mais de tempo para ensiná-lo, mas com dedicação ele aprenderá!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.