Quando seu cão atinge 7 anos de idade, ele alcança oficialmente a vida sênior. Muito embora ele esteja saudável e não apresente nenhuma condição de saúde, é importante não ignorar essa realidade.
Para manter um cão idoso saudável e feliz, aqui estão algumas dicas importantes:
– Alimentação adequada: Consulte o veterinário para garantir que a alimentação do seu cão idoso seja adequada às suas necessidades. Alguns cães mais velhos podem precisar de dietas especiais para controlar o peso, problemas articulares, saúde dental, entre outros. A dieta mais saudável para a maioria dos animais de estimação, independentemente da idade, é comida não processada ou minimamente processada (o mais próximo possível de sua forma natural) – e isso inclui proteínas de alto valor biológico, que devem ser a base da dieta do seu cão durante toda a vida. Alimentos de boa qualidade e que não foram refinados ou altamente processados fornecem mais nutrientes.
– Exercícios leves e regulares: embora o cão idoso possa ter limitações físicas, é importante manter uma rotina de exercícios leves e regulares. A manutenção do peso ideal combinada com atividades físicas ajudam a controlar artrites e doenças articulares degenerativas. Acupuntura e hidroterapia também podem fornecer enormes benefícios.
– Massagens: a massagem regular pode ajudar a manter os músculos do seu cão tonificados e reduzir o afrouxamento que vem com o envelhecimento.
– Cuide da saúde bucal: dieta certa, escovação regular e limpezas profissionais podem ajudar a manter os dentes do seu cão saudáveis por toda a vida. A doença oral, se não tratada, pode causar ou agravar doenças sistêmicas e também pode ser muito dolorosa.
– Conforto e adaptações: proporcione um ambiente confortável e seguro para o cão idoso. Considere adaptar a casa para facilitar o acesso a áreas elevadas, como camas mais baixas ou rampas. Forneça um local aconchegante para descanso e sono. Se ele estiver com problemas de equilíbrio ou visão, considere fechar as escadas ou adicionar degraus de segurança para evitar escorregões. Se a visão dele estiver falhando, você também deve evitar reorganizar os móveis, o que pode dificultar a navegação pelo espaço.
– Estímulos mentais: enriquecer o ambiente do seu cão pode ajudar a aliviar ou interromper a confusão mental e o declínio da função cognitiva que geralmente acompanham a velhice. Além disso, aderir a uma rotina diária previsível pode ajudar a reduzir a ansiedade e a incerteza mental, e os brinquedos de quebra-cabeça de liberação de guloseimas proporcionam diversão e estímulo mental.
O último e não menos importante? Encha seu idosinho de amor, atenção e carinho, porque esses nunca são de mais e melhoram a vida de todo mundo!
Fonte:
The New York Times September 30, 2019